Talita Lima

Talita Lima é Publicitária formada na UNIFACS (Salvador-BA), Especialista em Branding pela Brandster e Especialista em Gestão da Experiência do Consumidor pela ESPM. 

Trabalha há mais de 12 anos com Comunicação e Marketing em empresas Tradicionais e Startups. Hoje ela ajuda empreendedoras a deixarem seu legado, através de marcas apaixonantes, com essência e propósito

 

Posicionamento Visual – Como comunicar a essência e diferenciação da sua Marca através de uma Identidade Visual única.

Falaremos sobre como se diferenciar através de um Posicionamento Visual único que represente a sua marca. Partindo do branding e posicionamento de marca. Seguiremos pela identidade visual, com dicas de como escolher cores, fontes e símbolos, prestando atenção sempre no caráter único das subjetividades.

Um dos pilares essenciais da Gestão de Marca é a Identidade Visual, afinal, é a primeira impressão que temos de um negócio, condensando as características centrais. Servindo como guia da marca para os consumidores. Sendo assim, já devo falar: o papel da Identidade visual vai muito além da estética. Como trouxe Deniza Gurgel em seu capítulo, em uma retomada histórica, mostrando como grandes líderes fortaleceram seu poder por meio de uma imagem baseada em estratégia.  

Não é somente sobre ter uma “cara bonita”, bons produtos que resolvam problemas reais e atendam demandas. Por isso você precisa de planejamento e intenção. Sim, Intenção é a palavra que irá nos nortear neste capítulo. Como estratégia de negócio, ela transmite sensações, gera identificação e comunica de maneira subjetiva, proporcionando diferenciação em um mercado tão competitivo. 

De antemão, quero esclarecer, a sua Identidade Visual é o reflexo da essência de marca, fazendo um convite à reflexão em alguns pontos que envolvem a sua história. Por que a sua empresa existe? Quais as sensações e sentimentos você quer passar para os seus clientes? O que sua marca tem de diferente das demais a oferecer? Qual mensagem ela comunica?

Antes de pensar em identidade visual, em fotos de produtos, e na venda propriamente dita, é necessário compreender o Universo de Marca que você deseja construir, sabendo quem você é, quem é sua marca e quais são seus reais objetivos.